MEDICINA DO TRABALHO

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Público Alvo: Médicos com CRM.

Justificativas:
A Medicina do Trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente à prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas à promoção da saúde e da qualidade de vida. Tem por objetivo assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho.
Fonte: https://www.anamt.org.br/portal/a-especialidade-o-que-e-a-medicina-do-trabalho/

Objetivo:
Por ser um curso teórico, com casos práticos, enxuto, realizado em 15 meses, fornece profundos conhecimentos para os médicos que já atuam, ou que pretendem atuar na saúde ocupacional (saúde do trabalhador). Visa a formação de MÉDICOS DO TRABALHO habilitados a exercerem suas atividades tanto em Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de Empresas, como em Programas de Atenção à Saúde do Trabalhador.

Periodicidade:
O curso ocorrerá em um final de semana por mês, sempre aos sábados das 8h00 às 18h00 e domingos, das 8h00 às 13h00. Sua duração é de 15 meses, com 360 horas.

Disciplinas do Curso:
Introdução à Medicina do Trabalho
Legislação Trabalhista e Previdenciária Aplicada
Programas Preventivos em Saúde e Segurança do Trabalhador
Condutas Médico-Administrativas em Saúde do Trabalhador
Saúde Mental do Trabalhador
Doenças Relacionadas ao Trabalho I e II
Metodologia do Trabalho Científico e Orientação TCC
Ética e Direito Médico
Gerenciamento de Serviços Médicos
Higiene e Segurança do Trabalho I e II
Toxicologia Ocupacional I e II
Ergonomia Aplicada
Bioestatística E Epidemiologia
Tópicos avançados em medicina do trabalho
Prática Pericial Na Justiça Trabalhista e Previdenciária

Coordenação:
Dr. Luis Fernando Gagliardi – Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(2000). Especialista em Medicina do Trabalho. Atualmente é Chefe de Departamento Medicina do Trabalho da Toyota do Brasil.

Locais:
São Paulo
Campinas
Ribeirão Preto
Santos

Investimento:
Taxa de Inscrição: R$ 450,00, não reembolsável, mais 21 parcelas de R$ 700,00, corrigidas anualmente.

NOTAS:
1) Este curso contempla apenas a parte teórica da Medicina do Trabalho. Se o aluno pretende ter o título de especialista deve buscar a atuação prática no mercado de trabalho, público ou privado, até atingir o número de horas nas práticas exigidas no Edital de cada Prova de Título.

2) O Médico após concluir a Residência Médica ou algum Curso de Pós-Graduação Médica, terá, obrigatoriamente, que se submeter ao Exame Nacional de Título de Especialista e nele ser aprovado, para ser considerado Especialista. As provas são realizadas pelas Sociedades Médicas, acreditadas pelo CFM, respeitando as exigências do Edital de cada Sociedade Médica.

O Projeto Pedagógico deste curso é de propriedade intelectual e pedagógica da Faculdade Innovare, licenciada para sua oferta. A ÁGORA Cursos configura-se como gestor de apoio logístico, operacional e financeiro, a serviço da Faculdade Innovare, credenciadas pelo MEC. Os cursos de Pós-graduação lato sensu, em nível de especialização é reconhecido pelo Ministério da Educação e em conformidade com Resolução MEC/CNE/CES nº 01, de 08 de Junho de 2007 e Resolução MEC/CNE/CES nº 02, de 02 de Fevereiro de 2014.

Enquanto gestora do curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho, a ÁGORA Cursos inovou o conceito de oferta levando o curso para os locais de demanda da Especialidade. Formou mais de 1.200 profissionais em 18 turmas em São Paulo, 8 em Campinas, 3 em São José dos Campos, Santos e Ribeirão Preto, além das turmas em Presidentes Prudente, Águas de Lindoia, Piracicaba, Bauru, Sorocaba, Joinville/SC, Londrina/PR, Pouso Alegre/MG, Salvador/BA, dentre outras cidades.
Com experiência comprovada, oferece agora nova modalidade do curso, com apenas 360 horas, para ser feito em apenas 15 meses.
Após concluir Medicina do Trabalho o aluno tem opção de continuar e fazer nova pós-graduação em Perícia Médica, obtendo assim 2 certificados.
Além da parte teórica o médico será orientado a buscar suas práticas profissionais, com indicação de locais e após concluir as horas necessárias, pode prestar a prova de título na Especialidade, tanto em Medicina do Trabalho como em Perícia Médica.
Oferecemos um projeto pedagógico contemporâneo, com casos práticos, docentes que atuam na área.

Perguntas e respostas sobre a Especialização em Medicina do Trabalho

 

 

lateral-agora_03_01
medicina-do-trabalho 290
biomecanica 290
pericia-medica 290
CUIDADOS PALIATIVOS 290
processos_fb 290
psicologia 290

Start typing and press Enter to search