Oficinas

Oficina de Perícia Médica Psiquiátrica

Objetivo: Reforçar o papel e a atuação do médico do trabalho na avaliação e abordagem das questões relacionadas à psiquiatria nos ambientes de trabalho.

A perícia médica psiquiátrica passa por enormes problemas e não menores desafios. Trata-se da perícia mais complexa, em que o médico pode se ver envolvido, não exatamente pela dificuldade da matéria, mas pelo pequeno conhecimento médico acerca dela. O perito sempre, tenta acertar e fazer o trabalho da melhor forma possível. Embora todo médico possa fazer perícia, melhor para o juiz se tiver um médico com conhecimento adequado na matéria. Exatamente por isso essa oficina se propõe estudar:

a) Avaliação da capacidade laborativa em portadores de doenças mentais. Avaliação do prejuízo psíquico;

b) Transtornos do humor, Transtornos ansiosos. Assédio moral, Transtornos de adaptação, estresse pós-traumático;

c) Psicoses, Drogas e Imputabilidade penal, Retardo mental, Interdição e CIF.

Dinâmica e metodologia da oficina:

Trata-se de um trabalho essencialmente prático, onde o aluno terá contato com casos reais. Os inscritos receberão por e-mail vários casos um sobre drogas, um sobre sanidade mental, um sobre interdição e um mix, onde existem todas as patologias num pacote só, com o objetivo de perceberem as dificuldades antes de virem para o encontro. Com esses laudos em mãos os alunos levantam todas as dúvidas e vão para a aula pronto para a sessão “tira dúvidas”. Em sala de aula, além dos casos enviados por e-mail, o aluno receberá novos casos para estudar e solucionar junto com o docente, de forma tal que sairá desse encontro apto para atuar em perícia psiquiátrica.

Docente: Dr. Osvaldo Sérgio Ortega – Médico, Licenciado e Bacharel em Psicologia, Mestre em Saúde Pública. Especialista em Medicina do Trabalho – CFM e ANAMT – Perito Médico do INSS. Médico Legista do Departamento de Polícia Científica da Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo, Perito em Psiquiatria Forense desde 1994, Perito Judicial nas áreas trabalhista, criminal e previdenciária – Professor Universitário desde 1990. Cursou Proteção e Prevenção de Riscos Laborais pela Universidad Alcalá de Henares/Espanha.

Duração: 15 horas.

Datas: Em breve novas datas para 2018.

Investimento: R$ 750,00 em 3 parcelas de 250,00 (uma na inscrição, através de boleto + 2 cheques). Desconto de 5% para pagamento à vista, no ato da inscrição.

Obs.: Limitado a 40 vagas.

Start typing and press Enter to search