Agora Cursos

Pós-Graduação

A Ágora é uma empresa especializada na gestão e formação de turmas para os cursos de diversos níveis em em todas as áreas do conhecimento humano

Conheça o curso de pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência

PÓS-GRADUAÇÃO: DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (10 MESES, 360 HORAS)
Público Alvo: Enfermeiros que buscam aperfeiçoamento dos seus conhecimentos diante das exigências do atual mercado de trabalho, e/ou que atuam ou pretendem atuar na área de Urgência e Emergência .

Justificativas: Necessita-se de uma assistência rápida e decisória na prevenção de danos permanentes e de estabilização do quadro clínico para profissionais que lidam com risco potencial ou iminente a vida, em especial o profissional enfermeiro que lida com decisões que fazem toda a diferença nos casos de urgência e emergência. Bem como a unidade de terapia intensiva no qual doentes gravemente feridos e que podem se recuperar devido a recursos tecnológicos os quais demandam cada vez mais enfermeiros qualificados para tal.
Dessa forma, a Pós-graduação Lato Sensu em Enfermagem em Urgência e Emergência soma as duas habilidades, capacitando assim os profissionais que atuam ou pretendem atuar na área, a fim de torná-los capacitados no atendimento ágil, seguro e humanizado frente a uma situação de agravamento em emergência ou urgência no ambiente pré ou intra-hospitalar, seja diante de um paciente adulto, pediátrico ou idoso. O conteúdo será transmitido por profissionais com grande experiência utilizando os protocolos mais atualizados no Brasil e mundo. O curso abrangerá desde temas como emergências cardiovasculares cada vez mais incidentes como atendimento ao politrauma por segmento corporal, todos os choques (séptico, neurogênico, anafilático, cardiogênico, hipovolêmico e o elétrico) queimaduras, intoxicações, alterações neurológicas e até emergências psiquiátricas. No quadro docente haverá enfermeiros atuantes no local pré hospitalar como o SAMU de Campinas, intra hospitalar como o Hospital das Clínicas da Unicamp bem como em demais locais da região.

Objetivos: 
Geral: Formar profissionais enfermeiros na prestação de cuidados e tomada de decisões assertivas em qualquer situação de doenças graves na unidade de terapia intensiva e emergência ou urgência, capacitando os profissionais com postura ética e baseada em evidências cientificas nos protocolos mais atualizados. A metodologia ativa de situações clínicas de emergência por meio de atores profissionais ajudará nesta formação, situação muito vivenciada em países desenvolvidos e em alta no Brasil. O grupo de teatro envolvido no curso faz situações específicas à área de emergências clínicas na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp há anos.
Específicos:

  • Conhecer os níveis de atenção em Unidade de Emergência e Urgência,
  • Compreender a atuação da enfermagem e da equipe multidisciplinar em situações de risco iminente.
  • Discutir a estrutura e organização dos modelos de Serviços pré hospitalares e intra hospitalares em urgência e emergência.
  • Compreender as considerações éticas e bioéticas que envolvem a assistência a Saúde.
  • Qualificar o profissional para atuar na área gerencial em urgência e emergência, por meio dos conhecimentos dos métodos e ferramentas de administração aplicada à saúde.
  • Discutir as propostas de ensino, pesquisa e assistência na área de enfermagem para lidar com o sofrimento do inesperado das situações graves.
  • Qualificar o enfermeiro para assistência de urgência e emergência em pacientes ao longo do ciclo vital, pediátricos e idosos.
  • Levar o enfermeiro a refletir sobre o a morte inesperada e suas repercussões familiares, bem como ortotanásia, distanásia e eutanásia.
  • Refletir sobre situações limites por meio da técnica de simulação realística.

Periodicidade: O curso ocorrerá quinzenalmente, em dois sábados por mês, 8h00 às 18h00. Sua duração será de 10 meses de aulas presenciais, mais Metodologia do Trabalho Cientifico à distância + TCC, totalizando 360 horas.
Disciplinas do Curso:

  • Módulo I – Introdução a urgência e emergência
  • Módulo II- Atendimento de urgência e emergência no pré-hospitalar
  • Módulo III- Atendimento de urgência e emergência no intra-hospitalar
  • Módulo IV – Raciocínio clínico e estudos de casos na classificação de risco no pronto socorro
  • Módulo V –Assistência a traumas, agravos cardiovasculares e respiratórios de urgência
  • Módulo VI – Metodologia ativa em emergências clínicas e arte
  • Módulo VII – Gestão em urgências e emergências
  • Módulo VIII – Assistência as emergências infantis
  • Metodologia do trabalho científico

Coordenação:
Dra Thalyta Cristina Mansano Schlosser

Corpo docente altamente qualificado, tanto com excelente formação acadêmica como atuantes no mercado de Enfermagem de Urgência e Emergência.
Locais: 
Campinas/SP
Itatiba/SP
Jundiaí/SP
São Paulo/SP
Esse curso pode ser ministrado em outras localidades, conforme demanda.

Início: Fevereiro de 2019

Investimento: 
Taxa de Inscrição: R$ 250,00, não reembolsável, mais 18 parcelas de R$ 350,00 corrigidas anualmente.
Desconto de 5% para pagamento até a data do vencimento do boleto.
Desconto de 10% para egressos da Universidade Brasil

NOTAS: 

1. O Projeto Pedagógico deste curso é de propriedade intelectual e pedagógica da UNIVERSIDADE BRASIL, licenciada para sua oferta. A ÁGORA Cursos configura-se como gestor de apoio logístico, operacional e financeiro, a serviço da UB, credenciada pelo MEC.
2. Os cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Brasil apresentam-se em conformidade com a Resolução MEC – CNE/CES nº 01 de 08 de junho de 2007, atualizada pela Resolução MEC – CNE/CES N° 01 de 06 de abril de 2018.

Oficinas para médicos