Agora Cursos

Pós-Graduação

A Ágora é uma empresa especializada na gestão e formação de turmas para os cursos de diversos níveis em em todas as áreas do conhecimento humano

Conheça o curso de pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência

PÓS-GRADUAÇÃO: DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (12 MESES, 360 HORAS)
Público Alvo: Enfermeiros que buscam aperfeiçoamento dos seus conhecimentos diante das exigências do atual mercado de trabalho, e/ou que atuam ou pretendem atuar na área de Urgência e Emergência .

Justificativas: Necessita-se de uma assistência rápida e decisória na prevenção de danos permanentes e de estabilização do quadro clínico para profissionais que lidam com risco potencial ou iminente a vida, em especial o profissional enfermeiro que lida com decisões que fazem toda a diferença nos casos de urgência e emergência. Bem como a unidade de terapia intensiva no qual doentes gravemente feridos e que podem se recuperar devido a recursos tecnológicos os quais demandam cada vez mais enfermeiros qualificados para tal.
Dessa forma, a Pós-graduação Lato Sensu em Enfermagem em Urgência e Emergência soma as duas habilidades, capacitando assim os profissionais que atuam ou pretendem atuar na área, a fim de torná-los capacitados no atendimento ágil, seguro e humanizado frente a uma situação de agravamento em emergência ou urgência no ambiente pré ou intra-hospitalar, seja diante de um paciente adulto, pediátrico ou idoso. O conteúdo será transmitido por profissionais com grande experiência utilizando os protocolos mais atualizados no Brasil e mundo. O curso abrangerá desde temas como emergências cardiovasculares cada vez mais incidentes como atendimento ao politrauma por segmento corporal, todos os choques (séptico, neurogênico, anafilático, cardiogênico, hipovolêmico e o elétrico) queimaduras, intoxicações, alterações neurológicas e até emergências psiquiátricas. No quadro docente haverá enfermeiros atuantes no local pré hospitalar como o SAMU de Campinas, intra hospitalar como o Hospital das Clínicas da Unicamp bem como em demais locais da região.

Objetivos: 
Geral: Formar profissionais enfermeiros na prestação de cuidados e tomada de decisões assertivas em qualquer situação de doenças graves na unidade de terapia intensiva e emergência ou urgência, capacitando os profissionais com postura ética e baseada em evidências cientificas nos protocolos mais atualizados. A metodologia ativa de situações clínicas de emergência por meio de atores profissionais ajudará nesta formação, situação muito vivenciada em países desenvolvidos e em alta no Brasil. O grupo de teatro envolvido no curso faz situações específicas à área de emergências clínicas na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp há anos.
Específicos:

  • Conhecer os níveis de atenção em Unidade de Emergência e Urgência,
  • Compreender a atuação da enfermagem e da equipe multidisciplinar em situações de risco iminente.
  • Discutir a estrutura e organização dos modelos de Serviços pré hospitalares e intra hospitalares em urgência e emergência.
  • Compreender as considerações éticas e bioéticas que envolvem a assistência a Saúde.
  • Qualificar o profissional para atuar na área gerencial em urgência e emergência, por meio dos conhecimentos dos métodos e ferramentas de administração aplicada à saúde.
  • Discutir as propostas de ensino, pesquisa e assistência na área de enfermagem para lidar com o sofrimento do inesperado das situações graves.
  • Qualificar o enfermeiro para assistência de urgência e emergência em pacientes ao longo do ciclo vital, pediátricos e idosos.
  • Levar o enfermeiro a refletir sobre o a morte inesperada e suas repercussões familiares, bem como ortotanásia, distanásia e eutanásia.
  • Refletir sobre situações limites por meio da técnica de simulação realística.

Periodicidade: O curso ocorrerá quinzenalmente, em dois sábados por mês, 8h00 às 18h00. Sua duração será de 12 meses de aulas presenciais. Nesse curso não há necessidade de apresentação do TCC.

Disciplinas do Curso:

  • Módulo I – Introdução a urgência e emergência
  • Módulo II- Atendimento de urgência e emergência no pré-hospitalar
  • Módulo III- Atendimento de urgência e emergência no intra-hospitalar
  • Módulo IV – Raciocínio clínico e estudos de casos na classificação de risco no pronto socorro
  • Módulo V –Assistência a traumas, agravos cardiovasculares e respiratórios de urgência
  • Módulo VI – Metodologia ativa em emergências clínicas e arte
  • Módulo VII – Gestão em urgências e emergências
  • Módulo VIII – Assistência as emergências infantis

Coordenação:
Dra Thalyta Cristina Mansano Schlosser

Corpo docente altamente qualificado, tanto com excelente formação acadêmica como atuantes no mercado de Enfermagem de Urgência e Emergência.

Locais: 
Campinas/SP
Itatiba/SP
Jundiaí/SP
São Paulo/SP
Esse curso pode ser ministrado em outras localidades, conforme demanda.

Início: Maio de 2019

Investimento: 
Taxa de Inscrição: R$ 300,00, não reembolsável, mais 18 parcelas de R$ 360,00 corrigidas anualmente.
Desconto de 10% para ex-alunos da Universidade Brasil

NOTAS: 

1. O Projeto Pedagógico deste curso é de propriedade intelectual e pedagógica da UNIVERSIDADE BRASIL, licenciada para sua oferta. A ÁGORA Cursos configura-se como gestor de apoio logístico, operacional e financeiro, a serviço da UB, credenciada pelo MEC.
2. Os cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Brasil apresentam-se em conformidade com a Resolução MEC – CNE/CES nº 01 de 08 de junho de 2007, atualizada pela Resolução MEC – CNE/CES N° 01 de 06 de abril de 2018.

Oficinas para médicos